Image Hosted by ImageShack.us

 

terça-feira, 11 de setembro de 2007

A cigarra e a formiga


Fábulas são pequenas narrativas em que se aproveita a ficção para sugerir uma verdade, uma moral. Na fábula de Esopo “A cigarra e a formiga” relata-se o tema trabalho.

Enquanto a formiga trabalhava no verão armazenando alimento para o inverno, a cigarra cantava e se divertia sem pensar no futuro. Mas o frio chegou e a cigarra se desesperou, pois não tinha o que comer.

Com a gente a situação pode ser igual, há os homens-cigarras, aqueles que só pensam em desfrutar os momentos bons da vida, e os homens-formigas que trabalham muito, às vezes até são considerados workholic.

A formiga trabalhava, pois sabia que o período do inverno chegaria e ela poderia acabar ficando sem alimento. Há muitas pessoas que trabalham com a gana de enriquecer, mas não aproveitam a vida, e quando se dão conta é tarde demais.

Trabalhar em demasia causa vários problemas. O dinheiro não deve ser visto como razão de felicidade. É necessário trabalhar para adquiri-lo, mas acima de tudo ser feliz e ter momentos prazerosos.Ser também aquela pessoa que só se diverte e não pensa em trabalho não é o correto.

Por isso não seja homem-formiga e nem homem-cigarra, buscar o equilíbrio dos dois é essencial para a vida. Trabalhe buscando sucesso e estabilidade, mas aproveite a vida, pois como dizem ela é apenas uma.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial