Image Hosted by ImageShack.us

 

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

'Work music': esse ritmo funciona?


A melodia nem sempre é “vista com bons olhos” pela chefia e em algumas empresas, funcionário ouvir música é motivo para demissão. Entretanto, com o lançamento dos cada vez menores MP3 Players, é tentador não desligar o aparelho durante a labuta.

Uma pesquisa realizada pela revista americana USATODAY mostra que 80% dos trabalhadores, de áreas técnicas ou criativas, ouvem música durante mais de 20% do tempo que trabalham. Quando se trata de funcionários de escritórios, o número diminui para 40%. Entre a chefia, são apenas 20% os adeptos à combinação música-trabalho.

Há quem defenda o uso do aparelhinho. Ele seria como uma fonte inspiradora. Não tenho nada contra aos que ouvem música na empresa, mas não consigo me concentrar com qualquer ruído que não seja o do teclado.

Nas redações dos jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, o MP3 tem acesso permitido. Confesso que sempre achei curioso repórter escrever com “trilha sonora”. Se o trabalho é “mecânico”, ok!. Agora, se a tarefa é fazer uma matéria...

É preciso pensar também na distração que a música pode causar. Seu chefe te chama, dá ordens, e você o ignora por estar cantarolando o novo hit de sua banda. Se ouvir música, então, é melhor ficar atento para evitar “acidentes de trabalho”.

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Putz... acho q depende da música, depende do volume, depende da musicalidade da pessoa e da vontade q ela tá de trabalhar...
Eu trabalho num escritório de contabilidade, minha mesa é grudada com a de um dos sócios da empresa e eu ouço música no pc... meu chefe ouve comigo... acho ótimo!
tem momentos q a música me salva de acessos de sono absurdos, ou então marca meu ritmo acelerado de trabalho (qdo to atolada de coisas pra fazer), as vezes me relaxa depois de falar com clientes enfurecidos e mal-educados, entre outros benefícios q me traz... e acredito q traz pra mta gente...
Acho q a música pode sim fazer parte do ambiente de trabalho, mas cabe a um ser responsável usá-la com prudência.

10 de setembro de 2007 às 21:23  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial