Image Hosted by ImageShack.us

 

domingo, 2 de setembro de 2007

Sobra mês no fim do salário


Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) diz que 85,45% dos brasileiros têm dificuldade em manter o salário até o fim do mês. O estudo mostra que a questão vai além dos salários baixos, já que 54,45% das pessoas com renda acima de seis mil por mês enfrentam esse problema. Para se ter uma idéia, o salário médio em regiões metropolitanas é de 1.200 por mês, ou seja, pobres e ricos estão com problemas de administrar o dinheiro.

Falta planejar o salário. Hoje, as pessoas trabalham para consumir. Ter casa e comida já não basta. É preciso ter aquilo que a publicidade diz ser bom; esta é a dignidade do mundo moderno.

Outra pesquisa feita por economistas da universidade de Warren, nos Estados Unidos, diz que as horas trabalhadas dos americanos cresceram por causa do aumento dos anúncios publicitários. As pessoas buscando realizar seus desejos de consumo trabalham mais tempo para ganhar mais dinheiro.

O estudo americano serve para o Brasil e pode ser apontado como a razão da falta de planejamento salarial. Será que é o salário que não dá ou se somos nós que estamos gastando de maneira errada? O trabalho que deveria ser uma ferramenta de prazer constante torna-se uma preocupação que impede a pessoa de consumir o que quer. O dinheiro não é mais a conseqüência do trabalho, e sim a causa.

4 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Muito bom, uma abordagem diferenciada que enriquesse a tese
"TRABALHO"...
Bjs,

Marianna Santos

2 de setembro de 2007 às 21:21  
Anonymous Anônimo disse...

Com certeza.
Hoje o dinheiro é a causa do trabalho.
Acho que não sabemos planejar o salário para o mês todo, mas, sem dúvida, o salário está muito curto.

3 de setembro de 2007 às 00:20  
Anonymous Anônimo disse...

Se o salário nao estivesse curto ao final do mes, certamente daríamos um jeito de torná-lo insuficiente. Se antes conseguíamos viver com um salário x, por que hoje, um salário 2x não sobra? Ganhar mais é sinônimo de gastar mais. Resta a reflexão... Adorei o tema

3 de setembro de 2007 às 17:41  
Anonymous Anônimo disse...

A culpa é TODA da classe média!!! Hahaha... é... qdo vc ia pra escola e tinha o "dia do brinquedo"... mera ostentação!!! (rs)
Não podemos viver apenas no ostracismo, mas o apelo das propagandas de hj em dia é desleal!! Poucas pessoas tem solidez e lucidez pra filtrar o q vêm na malhação, na novela e nos comerciais q se integram a essa lavagem cerebral monstra... e não culpo ninguém por assistir a isso tudo, porque quais opções temos na tv??? O único canal decente da tv aberta é fadado a passar entrevistas antiquíssimas ou programas de difícil admiração popular... enfim... a classe média prefere se achar privilegiada por trabalhar muito, pagar muito imposto, pagar caro por uma boa educação e ficar sentada criticando os "pobres", enqto vestem a camisa da ostentação e fazem de td para se parecer com os ricos...
pffffffffffffff

10 de setembro de 2007 às 21:10  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial