Image Hosted by ImageShack.us

 

sábado, 8 de setembro de 2007

Trabalho Voluntário?!


O desejo de ajudar, de colaborar e de “exercer solidariedade” ainda é presente em alguns casos. Trata-se do trabalho voluntário. Estava lendo sobre esse tema e refleti sobre algumas coisas. O voluntariado faz mesmo parte de um “mundo mais solidário” ou é mais uma “modinha” da sociedade capitalista?

Há que diga que ser voluntário é gratificante. E considero até admirável quem faz esse tipo de trabalho, pois não é qualquer um que trabalha pelo bem do próximo e sem remuneração. Mesmo assim continuo achando esse tema ainda meio futilizado. Se repararmos em quem exerce o voluntariado, perceberemos que são pessoas de classe média alta, ou seja, tem tanto dinheiro entupido dentro de suas casas que não custa nada ajudar, em pelo menos 1 dia da semana, um indivíduo necessitado. Parece até que virou hobbie, lazer ou satisfação mental para certas pessoas.

Entretanto, como em toda regra há uma ou outra exceção, existem voluntários em associações, comunidades, igrejas, entre outros, que nem se consideram voluntários. São pessoas simples, de baixa renda e que “ajudam” o próximo com o pouco que têm. Parece até melancólico, mas qualquer manifestação de carinho ou generosidade espontânea, é “vista” como uma verdadeira atitude cívica.

Na minha concepção de “trabalho voluntário” é que não existe “trabalho voluntário”. Parece louco isso, mas o bem ao próximo não pode ser hostilizado ao ponto de se tornar um trabalho, algo que consideramos uma “obrigação”. A pessoa considerada “voluntária” é aquela que faz sem se quer perceber, ou melhor, aquela que não exibe por aí seus feitos. É isso...para mim, nem todo tempo é dinheiro, e nem toda ajuda é solidária.

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Eiiiiii Ká....
num gostei viuu..... ser voluntario é satisfatório demais, saber q as vezes vc pode ser útil para alguém com um ato que pra vc é tão simples!
Não acho que é moda de elite!
:(
Fe

9 de setembro de 2007 às 17:07  
Anonymous Anônimo disse...

Tem que ser a elite para fazer esse trabalho, pois fora o governo é ela quem tem o dinheiro para isso.O problema é que a ajuda acontece pelo motivo errado, como você disse Ka. É tudo para ficar bem aos olhos da sociedade e para insenção de impostos. Lamentável. Óbvio que algumas pessoas, Fê, têm boa intenção. Mas só algumas.
Kyra

9 de setembro de 2007 às 23:00  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial