Image Hosted by ImageShack.us

 

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Heróis de lata

O Brasil é há três anos consecutivo o país que mais recicla latas de alumínio do mundo, esta taxa a cada ano cresce mais, atualmente é de 89% segundo a Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e a Associação Brasileira dos fabricantes de latas de alta reciclabiliodade (Abralatas). Este alto índice de reaproveitamento foi provocado pelo desemprego e pela pobreza, que despertou nos moradores de rua a necessidade de um novo emprego: catar latinhas.

Por todo o Brasil são hoje 150 mil pessoas empregadas nessa tarefa informal, o país reciclou em 2003, 112 mil toneladas de lata – 8,2 bilhões de unidades – o que movimentou R$ 1,1 bilhão. Mas apenas um terço do dinheiro gerado ficou para os catadores. Eles vendem o quilo das latinhas coletadas por R$ 2,64. Muitos transformaram suas vidas com essa nova oportunidade, mas será justo ter que correr atrás de novas funções? É sim um trabalho honesto, mas é triste andarmos pela cidade e vermos pessoas de todas as idades mexendo nos lixos a procura de recicláveis, estarmos nas praias e nos depararmos com crianças andando em pleno sol com sacolas pesadas nas costas coletando latinhas.

Seria um grande mérito para o Brasil ser o país que mais recicla, por pensar nas questões ambientais, mas não porque não dá capacidade e assistência para grande parte da população que para poder sobreviver recorreu então ao lixo reciclável.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial