Image Hosted by ImageShack.us

 

domingo, 23 de setembro de 2007

Trabalho no lugar do sono


Segundo pesquisa do Datafolha feita em 2005, 1/3 dos brasileiros dormem menos do que a média recomendada de oito horas por dia. A jornada de trabalho tem grande parcela de culpa nisso. Hoje as empresas exigem empregados multifuncionais, com isso as pessoas são obrigadas a aumentar suas horas de trabalho para realizar as tarefas. O crescimento das atribuições também gera um estresse que prejudica o descanso, pois o trabalhador leva para casa os problemas do serviço. O trânsito nas grandes cidades, seja para quem usa carro ou transporte público, faz com que as pessoas saiam mais cedo e cheguem mais tarde em casa.

Mais grave é a situação de quem trabalha em sistema de turno, método bastante aplicado em restaurantes e lojas. O empregado trabalha em horário alternado e às vezes faz turno dobrado só para aumentar o dinheiro no fim do mês. Esse tipo de serviço bagunça o metabolismo e aumenta o risco de doenças relacionadas ao sono.

Trabalhar dessa forma e deixar de dormir pode causar obesidade, depressão e insônia. O hábito também prejudica as crianças que aprendem com os adultos e acabam tendo essas doenças muito cedo.

Quem dorme bem trabalha e produz melhor. Para quem quer ajuda há as clínicas especializadas em distúrbios do sono como o Instituto do Sono, em SP, que atente pacientes do SUS (rede pública), convênios médicos e particulares.

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Amei esse texto, muito bem escrito.
Ky, vc esta de parabens!
Beijos

23 de setembro de 2007 às 21:30  
Anonymous Anônimo disse...

Eu quem sei, viu!
Rapa dura é doce mas não é mole não, fia hehe

24 de setembro de 2007 às 21:08  
Blogger Unknown disse...

Eu acho que toda quarta-feira devia ser um dia de folga, hehe.

Mas gostei da matéria, realmente o sono de qualidade aumenta o foco e a disposição para o trabalho...

Boa matéria Kyra!!
Bjão!!!

24 de setembro de 2007 às 21:22  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial